Murilo Benício revela novela que mais exigiu dele: 'Eu chorava de cansaço'
Murilo Benício, 53, revelou que interpretar gêmeos na novela "O Clone" (2002) foi o trabalho que mais exigiu física e emocionalmente dele. Durante participação no "Alt Tabet", do Canal UOL, o ator explicou que chegava a chorar sozinho em casa devido ao cansaço que as cenas duplas exigiam.
Benício destacou que os personagens demandaram uma entrega muito grande e isso o deixava cansado. "Não era nada relacionado à composição, a como eu atuava, era o grau de cansaço que eu sentia. Eu chorava de cansaço em casa, porque fazia um lado e o outro, e isso demandava muito física e emocionalmente. Era uma novela grande, a gente sempre estourava horário".
Um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, Benício também se aventura na direção e afirma que estar por trás das câmeras é igualmente prazeroso. "Amei ser diretor porque pude oferecer minha relação com os atores, algo que no mercado é raríssimo — diretor que sabe falar com atores — e eu ocupei esse lugar com habilidade, porque sei o que a pessoa está pensando. Nos dois filmes [que dirigi] a gente teve muita crítica legal e o que mais me deixava feliz eram as críticas em relação aos atores, porque é onde ponho a mão".
'Título de galã nunca ou pela minha cabeça', diz Benício
O ator disse que desde o início de sua vida artística buscou se afastar do rótulo de galã. "Lembro que quando a Globo começou a achar que eu era galã, ia fazer 'Chocolate com Pimenta' (2003), eu falei: 'vou fazer [o personagem com] uma voz desafinada e criar situações em que ele seja um cara muito covarde, pra dar uma quebrada nesse negócio de galã'. Nunca nem ou pela minha cabeça esse título de galã e não queria em algum momento ser confundido com isso com tantas coisas que eu queria fazer".
Benício diz que cachê não é mais prioridade
O ator elencou a ordem dos fatores que o fazem aceitar um personagem: direção, história, elenco e dinheiro. "O dinheiro vem por último, não que seja pouco que eu peço, mas acho que é essa ordem. Tem filmes que eu fiz por um quinto do que eu pediria, mas que são legais de fazer".
Ele citou o filme "O Animal Cordial" (2018) como um exemplo de projeto que aceitou por gostar do roteiro, diferente do que havia feito até então. "Quando a Gabriela Amaral me chamou para fazer um slasher, uma coisa que a gente nem tem mercado aqui para isso, a gente sabia que teria conhecimento em outros lugares, um longo alcance por mais que faça ou não sucesso, e entendi que aquilo era importante para mim".
Alt Tabet
Toda quarta, Antonio Tabet conversa com personagens importantes da política, esporte e entretenimento. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOL e no Youtube do UOL. Assista à entrevista completa com Murilo Benício:
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.