Topo
Esporte

Calderano já tem estratégia para final e tenta driblar peso de pioneirismo

Hugo Calderano está na final do Mundial de tênis de mesa - Divulgação/World Table Tennis/X
Hugo Calderano está na final do Mundial de tênis de mesa Imagem: Divulgação/World Table Tennis/X
do UOL

Do UOL, em São Paulo

24/05/2025 15h07

Hugo Calderano terá menos de 24h para volta à mesa e disputar a final do Mundial da modalidade contra o número 2 do mundo, o chinês Wang Chuqin. O brasileiro, porém, já tem a "receita" para buscar o título inédito: muita tranquilidade.

Durante a competição, nem é bom digerir muito [os feitos históricos]. É melhor continuar no 'flow', seguir o que eu venho fazendo desde o início do torneio. Até para não pensar muito, descansar, comer, bater um papo e voltar bem tranquilo para o jogo de amanhã. Hugo Calderano, à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Claro que eu tenho noção dos feitos, de tudo que está acontecendo e fico muito feliz, claro, por mim e pelas pessoas que estão ao meu redor, mas também pelo tênis de mesa brasileiro em geral. É muito bom ver isso acontecendo de fora também.

Calderano será o primeiro brasileiro a subir em um pódio no Mundial de tênis de mesa. Ele garantiu o feito histórico ao avançar à semifinal, já que os dois semifinalistas ganham o bronze.

Há um mês, ele foi campeão da Copa do Mundo da modalidade, outro feito inédito para o Brasil. Na ocasião, ele bateu o então número 1 do mundo Lin Shidon (CHI) e se tornou o primeiro atleta de fora da Europa ou Ásia a alcançar o título.

Hugo ainda é o melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa, com a terceira colocação.

A final contra o chinês Wang Chuqin está prevista para às 9h30 (de Brasília).

Esporte