Cannes: Filme coproduzido no Brasil vence prêmio em 2ª disputa mais importante

Um filme coproduzido no Brasil venceu um dos prêmios da segunda disputa mais importante do Festival de Cannes nesta sexta. A atriz Cleo Diára levou como Melhor Atriz por "O Riso e a Faca", na seção Um Certo Olhar - a disputa principal, hoje é a Palma de Ouro.
Dirigido pelo português Pedro Pinho, o longa é uma coprodução do Brasil com Portugal, França e Romênia. O "Riso e a Faca" acompanha Sérgio, um engenheiro ambiental português que viaja para a Guiné-Bissau para elaborar um relatório de impacto ambiental na construção de estradas. Lá, conhece os moradores locais Diara e Guillermhe e a a compreender mais a importância de seu trabalho.
Dirigido pelo português Pedro Pinho, o longa-metragem tem mais de 31 nomes brasileiros na equipe, como a produtora Tatiana Leite (que comanda a Bubbles Project) e o diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo. O título do longa faz referência à música homônima do músico baiano Tom Zé.
O "Olhar Misterioso do Flamingo", do chileno Diego Céspedes, foi o principal vencedor do Um Certo Olhar. Já "Um Poeta", do colombiano Simón Mesa Soto, venceu o Prêmio do Júri. Veja a lista completa mais abaixo.
O festival optou por manter a cerimônia de encerramento neste sábado, 24, apesar dos apagões que atingem o sudeste da França. No dia, o evento entrega seu principal prêmio, a Palma de Ouro, que tem "O Agente Secreto", filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, na disputa.
Veja a lista de vencedores da seção Um Certo Olhar
- Prêmio Um Certo Olhar: "O Olhar Misterioso do Flamingo", de Diego Céspedes
- Prêmio do Júri: "Um Poeta", de Simón Mesa Soto
- Melhor Direção: Tarzan Nasser e Arab Nasser, por "Once Upon a Time in Gaza"
- Melhor Ator: Frank Dillane, por "Urchin"
- Melhor Atriz: Cleo Diára, por "O Riso e a Faca"
- Melhor Roteiro: "Pillion", de Harry Lighton.