EUA condena ataque cibernético na República Tcheca atribuído à China
Os Estados Unidos condenaram, nesta quarta-feira (28), o ataque cibernético contra o Ministério de Relações Exteriores da República Tcheca, que Praga atribuiu ao grupo chamado APT31, vinculado à China.
"Este é outro caso de atividade cibernética danosa originada pelo APT31, e instamos à China a se comportar de forma responsável no espaço cibernético, respeitando seus compromissos internacionais", afirmou o escritório do Departamento de Estado especializado em espaço cibernético e tecnologias digitais.
As relações diplomáticas entre a República Tcheca e Pequim se deterioraram nesta quarta-feira após o ataque virtual. Praga convocou o embaixador chinês.
O setor de contra-espionagem tcheco já identificou a China como uma ameaça em seu informe anual de 2024.
Os presidentes do Parlamento tcheco visitaram Taiwan, a ilha democrática e autônoma que a China reivindica como parte de seu território a fim de se apoderar dela um dia, inclusive pela força, se necessário.
Enquanto Pequim fala de unificação "inevitável", Taiwan já estreitou seus laços com democracias como a Lituânia.
Vários países centro-europeus consideram que compartilham com a ilha a mesma "ameaça existencial" depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022.
bjt/sms/erl/db/jmo/aa
© Agence -Presse