Cruzeiro e Santos furam boicote de clubes e vão à eleição da CBF
Cruzeiro e Santos furaram o boicote prometido na eleição à presidência da CBF, pleito vencido por Samir Xaud.
Os dois clubes tinham sido signatários de um manifesto de 21 clubes dizendo que não iriam à eleição na confederação neste domingo em protesto pela falta de protagonismo dos times. Veja abaixo da matéria o texto.
Mas, no pleito deste domingo (25), Santos e Cruzeiro estiveram presentes ao pleito. Não é certo que tenham assinalado apoio a Xaud. Isso porque o presidente obteve 103 votos de 108 possíveis. Ou seja, três ou quatro clubes não votaram nele, a depender da combinação de votos entre times das Sërie A e B (A Série A tem peso dois, e a Série B, peso dois).
Perguntado, o representante do Cruzeiro não quis relevar seu voto.
No caso do Santos, não foi o presidente Marcelo Teixeira que esteve presente na CBF. Houve outro dirigente como representante.
Foram 10 times da Sërie A e outros 10 da Sërie B que estiveram na eleição. Além deles, outras 26 federações estaduais apoiaram a chapa do novo presidente. Nem todos votaram em Xaud.
Outros clubes como Fluminense, Flamengo, Corinthians e São Paulo mantiveram o compromisso de não aparecer no pleito.
Essa foi a nota dos clubes brasileiros divulgada na terça-feira.
"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."