1º lote da restituição do IRPF é pago dia 30; veja datas e critérios

A Receita Federal utiliza alguns critérios para organizar a ordem de pagamento das restituições do Imposto de Renda, levando em conta fatores como a idade do contribuinte e a data de envio da declaração. Confira abaixo como funciona a ordem de prioridade para os rees.
Quem recebe primeiro a restituição do IR em 2025?
Pessoas idosas têm prioridade no recebimento. Os primeiros a terem os valores liberados são os contribuintes com 80 anos ou mais. Na sequência, estão os que têm 60 anos ou mais, além de pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. Caso haja empate nos critérios, a Receita prioriza quem enviou a declaração mais cedo.
Ordem de prioridade na restituição:
- Contribuintes com 80 anos ou mais
- Contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de enfermidades graves
- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix
- Demais contribuintes
Datas previstas para pagamento dos lotes:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º e último lote: 30 de setembro
Como consultar quando será feita a restituição do IR 2025?
Não é possível saber com antecedência em qual lote o pagamento será feito para cada contribuinte. No entanto, o programa da Receita já informa uma estimativa no momento da transmissão da declaração, com base nas informações fornecidas.
A situação da restituição é atualizada mensalmente. Para acompanhar, é necessário ar o site da Receita Federal, entrar na seção "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Consultar a Restituição". O status "em fila de restituição" confirma que o valor será pago em algum dos lotes programados.